quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cozinhando (mais ou menos) Magro - Receitas do Dia dos Namorados

Como prometido, um post com as receitas que eu fiz no Dia dos Namorados. Eu sei que as receitas não sou completamente magrinhas, mas eu já falei aqui varias vezes que eu defendo o 'emagrecimento sustentável'. Acho que o impostante é você aprender a comer de tudo nas quantidades certas, sem ficar dependendo de produtos light/diet pra sempre. Vamos calcular como seria um dia com jantar especial dentro da dieta. Claro que tem que fazer algumas substituições e apertar o cinto no começo do dia pra poder comer a noite, mas também não é nenhum trabalho de Hércules. O meu, contando por alto só pra ter uma noção que é possivel, foi assim:

Café da manhã:
1 iogurte desnatado - 30 notas

Almoço:
Salada de alface, tomate e pepino - 0 notas
1 pedaço de pizza de espinafre e gorgonzola - 100 notas

Jantar:
2 brochetes de almôndega de frango - 100 notas
salada de palmito, pimentão, tomate, manjericao e azeite - 40 notas (se for sem o azeite é 0 notas)
2 colheres de sopa de arroz primavera - 50 notas
2 pedaços pequenos de lombo falso - 120 notas
1 pedaço de torta de cacau, cachaça e nozes - 275 notas

Total de notas: 715, o que significa 1430 calorias.

Comendo 1430 calorias por dia, qualquer pessoa com o meu peso e altura emagrece. Como eu estou mais na manuntenção agora, como 800 notas diárias, 1600 calorias. Quer dizer que me sobraram ainda 170 calorias, então vamos fechar com mais uma taça de vinho rosé que eu bebi e não sei quanto 'custa'. Tá vendo? Não é impossivel, é? E da pra diminuir ainda mais se você quiser. Eu não precisava ter comido pizza no almoço, por exemplo foi preguiça de fazer outra coisa, dava pra pular a entrada ou comer só uma brochete, dava pra temperar a salada com limão inves de azeite, dava pra tomar só água ou refri zero inves de vinho... Dá pra emagrecer o cardápio de varias formas sem ter que viver só de salada e produtos carissimos ou dificeis de encontrar.
Se você já se convenceu que dá pra comer normal e emagrecer e promenter que não vai exagerar nas porções, vamos as receitas!

Brochete de almôndegas de frango e salada tricolor


A entrada foi a parte mais facil, porque as brochetes foram compradas prontas. Acho que da pra comprar almôndegas de frango e fazer o espetinho você mesmo. Depois dos espetinhos prontos, fritei na frigideira anti-aderente com um pouquinho de azeite. Não foram fritos na verdade, foram 'baked'. Mas eu não sei como falar isso em português... mas o processo é esse! Para a salada, pimentão e tomate sem sementes picadinhos, palmito picado na diagonal, tudo temperado com manjericão e azeite. Não vou colocar as quantidades porque eu não me lembro mais, mas isso não faz diferença para o funcionamento da receita, então você pode calcular dependendo do número de pessoas.

Lombo falso com arroz primavera


O lombo falso é receita de família, minha mãe faz ele desde que eu me entendo por gente! hehehe.. E eu adoro porque é uma receita facil, barata e que super salva no dia que vem aquela visitinha inesperada.

Lombo Falso
Ingredientes:
- 500 gramas de carne moída, metade de boi e metade de porco
- 2 fatias grandes de presunto magro (aqui eu uso um que se chama schouderham que tem so 38 calorias por fatia)
- 4 fatias de queijo gouda light (que também pode ser muçarela light ou qualquer outro queijo que derreta)
- 1 ovo pequeno
- 3 colheres cheias de farinha de rosca
- sal, alho amassado, pimenta do reino, molho inglês, salsinha desidratada e noz moscada pra temperar (aqui você pode usar o que mais gosta)

Preparo:
Misture a carne, ovo, farinha e os temperos e amasse bem. Abre essa mistura num papel filme fazendo o formato de um retângulo. Coloque as fatias de presunto e as de queijo por cima e enrole como se fosse um rocambole com a ajuda do papel filme. Mas não vai me enrolar o papel filme junto, pelo amor de Deus!! Você vai tirando ele a medida que for enrolando. Você escolhe se vai enrolar ele pra ficar mais curto e gordinho ou mais comprido e fino. Eu prefiro a segunda opçao porque assa melhor, mas do outro jeito também fica bom . Coloque numa assadeira coberta com papel alumínio e asse em forno pre aquecido 200°C por 30-40 min depois mais 10 min sem o papel alumínio para dourar. Você vai ver que no final das contas esse lombo fica bem magro porque solta muuuuita gordura na hora que esta assando! Eu escorro a gordura nojenta no momento que tiro o papel alumínio, antes de voltar pro forno para dourar. 

Arroz Primavera
Ingredientes:
- aquele arroz que está na sua geladeira há 2 dias e ninguém quer comer
- vagem picada cozida
- cenoura picada cozida
- milho
- presunto picado

Preparo:
Também não coloquei as quantidades porque tudo vai depender do seu gosto e de quantas pessoas vão comer. Os legumes também não precisam ser esses, só escolha algo bem colorido, misture tudo e já é.

Torta de cacau, nozes e cachaça


 Se você esta começando a sua RA e ainda está descontrolada em relação as porçoes, pode parar de ler por aqui. Não vou te enganar não, essa torta divina tem +- 550 calorias por pedaço e é MUITO dificil comer um pedaço só! Como eu já disse, a receita original vocês encontram aqui no site da Renata, mas no meu caso rolou umas modificações porque eu não tinha todos os ingredientes. A minha versão ficou assim:

Ingredientes:
- 6 gemas
- 6 claras batidas em neve
- 1 xícara e meia de açúcar
- 5 colheres bem cheias de margarina
-  1 xícara de cacau em pó
-  2 colheres de cachaça
- 1 xícara de nozes e avelãs picadas

Preparo:
Bata as gemas e o açúcar na batedeira até ficar uma massa bem fofinha. Coloque a margarina e continue batendo. Acrescente o cacau, a cachaça e as nozes e misture com uma colher. Por último as claras batidas em neve, misturando com cuidado. Cubra uma forma redonda (fundo removível é mais facil, mas a outra também dá) com papel manteiga ou aquele marron de usar no forno. Coloque metade dessa massa e asse em forno pre aquecido 180°C por 20-25min (faça o teste do garfo). A outra metade vai esperar na geladeira. Deixe esfriar por completo e coloque o restante da massa por cima desse bolinho. Dai é so levar no congelador coberto com papel filme por no mínimo 12 horas. Ela fica boa na geladeira também, mas fica meio molenga, congelada ficou bem mais gostosa. Depois é só desenformar, retirar o papel, decorar como você quiser e receber os elogios! Rende +- 10 pedaços.

7 comentários:

  1. Eu confesso que rolei direto pra receita da torta ahahahha Eu estou cega por chocolate ultimamente, nao sei o que acontece, tudo moderadamente, mas a vontade não passa.

    Farei a torta assim que eu eliminar mais 1.5kg que tá empacado viu. Ainda faltam 7.5kg e esses estão me dando trabalho, mas já entrei no 38 amiga :)

    beijao e valeu a receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale a pena ter um diazinho do lixo, né amiga? a gente ta emagrecendo bem, nao tem pq correr tanto tb... ficar mto na fissura é empolgante no começo pq a gente perde mto, mas depois o tiro acaba saindo pela culatra. eu to mantendo agora, até semana que vem. qndo eu chegar no Brasa vou voltar pra dieta de perda, junto com a academia. ô, vida dificil!! mas pode fazer a torta que é sucesso garantido! :D

      Excluir
  2. Fiquei com vontade dessa torta, mas nao vou fazer nao porque se eu comesse um pedaço e o Robbert cuidasse do resto tava bom, mas nao ele é do tipo que precisa de compania pra comer. Entao esqueçe! Quem sabe um dia vou visitar minha amiga Natalia e ela faz pra mim hahahhaahah só uma fatia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui o Pascal mata tudo, nao sobra nem migalha! hahaha... se bem que de doce ele nao é mto, dai sobrou pras visitas no dia seguinte. venha qndo quiser, ju, esta super convidada! :D

      Excluir
  3. Hum... Tudo me parece muito bom! Experimentarei depois fazer! Entrei nas minhas roupas que não me serviam mais! Iupi! hehehe Muito bom né?

    PS: uma taça de vinho com 200 ml tem mais ou menos 60 notas.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ah! Natália li o livro do Dr Guilherme, convincente!!
    Eu vou entrar nessa, nem tanto pelos 9kg q me faltam (sigo perdendo), mas pq sei que essa perda se dá muito pela amamentação e que quando se fechar esse ciclo eu terei problemas (precisarei de um suporte), já conheço a saga, né?

    Aproveito agora que estou bem adaptada às porções e sem crises de abstinência, a propósito dá uma vergonha saber que sobrevivo com a metade do que comia antes e não sinto fome, ui,abafa!

    Olha culinária é pura mágica, adoro essa de jogar com o que se tem, modificar a nossa maneira e que uma torta fique tão sedutora sem um colher de farinha, adoro.
    Sua mesa ficou massa!
    Bj
    Ps: receita da mamãe anotada, com as devidas modificações por minha parte, claro. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa! o livro é mto bom, né? mudou minha maneira de pensar, mesmo! pq é mto realista, pé no chao, sem truques ou falsas verdades, gosto disso. tb me surpreendo pensando no tanto que eu comia e no tanto que eu como hj, arrisco dizer que eu vivo é com 1/3 do que eu viva antes! rsrs... mas ta valendo, tudo na vida é ciclo, eu ja completei o meu da obesidade e mudei pra outro! rs
      adoro cozinhar e vivo inventando. hj fui no churrasco de uma amiga indonesia e levei salpicao. o marido dela adorou e ela quis aprender a receita, quem disse que eu sabia? cada dia é de um jeito, uai! hj por exemplo foi com cebolinha pra substituir o verde da ervilha, foi com um pouco de noz moscada que eu errei o potinhho inves de pimenta do reino! ahahaha... falei pra ela: frango, batata palha, cenoura e maionese nao pode faltar, o resto vc coloca o de mais colorido que tiver na geladeira! :D
      a receita do lombo é batata, pode fazer que é sucesso! beijao

      Excluir

Pin It button on image hover