sexta-feira, 4 de maio de 2012

A última dieta da minha vida – Ser gorda ou não ser?

Para começar a falar de dieta, primeiro vamos colocar a cabeça no lugar. Eu não defendo ditadura da magreza, de jeito nenhum. Que existe o mito de que ser magra é sinônimo de beleza e felicidade, acho que ninguém discorda. Mas como encontrar o equilibrio ai? Há muitas pessoas que se dizem feliz gordinhas, mas eu tenho as minhas duvidas se isso é verdadeiro em todos os casos. Me explico. Muitas delas dizem que estão felizes com o proprio corpo mas se a conversa desenrola por mais um tempinho, sempre vai rolar uma explicaçao do tipo: sou gorda porque tenho problema de tireoides, tenho os ossos pesados, minha familia é obesa, etc. Eu acho que se a pessoa estivesse mesmo satisfeita ela ia dizer: eu sou gorda porque escolhi ser gorda. Não é?
 Não é verdade que toda mulher magra é bonita, não é verdade que você precisa ter o corpo da Gisele Bündchen pra ser desejada. Mas vamos devagar com o andor que o santo é de barro. Emagrecer não é so questao de beleza, é também de saúde. Para uma pessoa da minha altura (1.73cm) por exemplo, o peso ideal de acordo com a OMS é entre 55 e 74kg. Poxa, é uma diferença de 19kg! Não é possivel que eu nao vá encontrar o corpo que eu quero dentro de um limite de teste de 19kg!! Um pessoa com a mesma altura, poderia até pesar uns 77, 78kg (se ela gostar mesmo de um corpitcho mais… encorpado!) acho que até ai, um sobrepeso leve, não vai matar ninguém. Mas pesar mais de 90kg como eu estava pesando é demais. Se estava bonito ou não é pessoal, mas comprovadamente não estava saudável. Estavam la meus joelhos doloridos e a falta de folego pra não me deixarem mentir.
Nosso corpo tem um limite que precisa ser respeitado, ele precisa trabalhar em harmonia. Todo mundo sabe as milhoes de doenças que estão ligadas à obesidade, que so tem crescido a nivel mundial.  Pense no numero de crianças obesas hoje em dia. Pense no tanto que o consumo de açucar e gorduras aumentou nos ultimos anos. Eu vejo muitas pessoas falando que são gordinhas porque nao se submetem aos padroes de beleza. Ok. Mas elas não percebem que estão presas num dente muito mais perverso da mesma engrenagem, porque sao elas que vao continuar consumindo todas as porcarias do mundo alimentar e ainda vao limpar as prateleiras das bancas pra tentar as dietas relampagos de qualquer revista que estiver por la. São elas que vao gastar rios de dinheiro num potinho de oleo de coco, capsulas de cha verde e o que mais estiver na midia pra emagrecer rapido e sem sacrificio. Atire a primeira pedra o gordinho que ao mesmo tempo que se convencia estar bem com a aparencia não tentou alguma dessas dietas da moda. 
Tenho visto muitas campanhas para fazer as mulheres se valorizarem mesmo gordinhas e eu acho isso muito valido. Baixa auto estima não ajuda ninguém a sair do buraco e se você não esta feliz agora, sinto muito te informar que não é um par de numeros a menos no manequim que vai resolver o seu problema.  Mas a sua felicidade pode sim aumentar se você estiver satisfeita com a sua aparencia. E se essa satisfação vem quando você perde uns quilinhos, manda bala! Você não precisa pensar que você é feia e precisa emagrecer pra ser feliz. Você pode pensar: ‘eu ja sou bonita e feliz agora! Se eu emagrecer um pouco vou ficar mais bonita e mais feliz ainda!’ :D
Assuma que você quer mudar isso na sua vida, coloque o emagreciemnto como prioridade. Não ha nada demais em estar acima do peso, muuuuita gente sofre do mesmo problema. Mas você precisa escolher se vai continuar batendo na mesma tecla ou se vai fazer algo pra mudar.
Quando eu decidi que era a minha hora de mudar, eu fiz uma listinha de coisas que iriam melhorar na minha vida e me deixar ainda mais feliz se eu emagrecesse. As principais eram:

-    Meus joelhos vão parar de doer.
-    Eu vou voltar a usar salto alto sem morrer de dor nos pés.
-    Vou ter uma gravidez mais saudavel (calma, so daqui a uns anos!).
-    Quando eu for a uma loja vou poder escolher a roupa que eu quiser, nao a que me servir.
-    Meu namorado vai poder me carregar no colo (tem coisa mais romantica do que namorado carregar no colo? Mas não é tao legal quando você pesa 90kg. Mesmo que ele tente, a careta que ele faz por causa do esforço quebra todo o clima. Acredite.).
-    Vou voltar a usar as roupas antigas que eu gostava e que não me servem mais.
-    Vou ficar muito orgulhosa de mim e vou levar essa experiencia pra outras areas da minha vida. Afinal, se eu consigo perder quase 30kg (sim ainda vou perder mais 4 ou 5kg), o que mais eu posso fazer?

E você? Já determinou suas metas?



Para um pouco mais de comissão de frente, acrescente 4 ou 5 kg!
Dinant, Bélgica.

4 comentários:

  1. Um pouco de sinceridade consigo mesma também perante a sociedade sempre ajuda, né? Tá de parabéns, Nati. Seus textos são sensacionais! Não deixe de escrever. Beijos.

    (Grazi da Ju de Dublin)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Grazi! sabe que eu decidi escrever esse post pq é bem isso o que acontece? mta gente nao emagrece simplesmente pq nao assume que esta gordo, por falta de senso ou cabeça dura! o primeiro passao pra resolver um problema é aceitar que ele existe, right? beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola,Nati!
    Sou nova por aqui e estou feliz por poder interagir aqui no teu blog.Primeiramente,parabens! voce escreve muito bem,pois escreve o que vem do coracao,sem frescuras. Me sinto identificadissima com tua historia,pois casei com alemao,e vivemos fora como vc,o que mexeu muito c meu psicologico, e habitos,me fazendo ganhar 8kg.Ah e me perdoe,porque me considero uma analfabeta poliglota tambem.....rsrsrsrsBom,depois conto minha historia completa.ok!Mas agora,eu estou decidida a emagrecer minha mente, e ja estou na acdemia,vou ao endocrino semana que vem e tambem estou consulta marcada com um profissional da academia que vai me auxilar na nutricao e tirar minhas medidas,inclusive medir percentual de gordura,musculas ebla bla bla.Ja inclui whey Protein e comer de 3 em 3 horas ha alguns dias.Entao,mas vc emagreceu por vc mesma,ou procurou algum profissional? Bjs e Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lu! obrigada por acompanhar o blog! pois é, essa problema de engordar é comum pra mtas brasileiras que se mudam pro exterior. a vida aqui tem suas vantagens mas tem mtas outras desvantagens tb e é comum descontar a solidao e o stress na comida. mas emagrecendo a cabeça a gente aprende que isso nao resolve pq nao alivia nada e ainda cria mais um problema. como vc deve ter lido nos outros posts, meu saldo foi de 20kg a mais. eu emagreci sozinha mesmo. lendo muuuuito na net, li uns livros sobre dieta, ansiedade, etc. acho que se a gente nao tiver nenum problema de saudade, da pra ir sozinho sim, pq se vc pensar bem, nos tds ja sabemos de cor se salteado o que precisa ser feito pra ter uma vida saudavel, até mesmo se a gente nao precisasse emagrecer! academia é otimo e comer em curto intervalo tb. so calcule suas caloruas direitinho que daqui a pouco vc vai começar a ver o resultado! beijo

      Excluir

Pin It button on image hover