sábado, 12 de maio de 2012

A última dieta da minha vida - Porque fazer dieta não vai te matar

Eu acho que um dos motivos que mais adiava o meu inicio de dieta era aceitar o fato de que eu tinha que fazer dieta. Era tão triste pensar que eu ia ter que me controlar o tempo todo, tão triste ver várias pessoas magras dizendo que comiam o que queriam e mantinham o peso sem esforço nenhum, ou aquela que dizia que perdeu nao sei quantos quilos com o remedio tal, ou a plástica que deixou a barriga chapada, cirurgia de estômago... ufa!! Variedade não falta.
Tem muita conversa fiada em torno de emagrecimento, o que cria uma verdadeira quimera onde não existe. Comer é cultural, fato. E no Brasil essa cultura é muito valorizada. A gente não come só pra viver alguns vivem pra comer!, come porque é um momento social, para estar com as pessoas que a gente gosta, pra apreciar a comida, a fartura da mesa, etc. Eu acho essa interação ótima, mas é uma faca de dois gumes, porque parece que para algumas pessoas o unico prazer pleno e intocado é comer. Por isso tanta gente acha que fazer dieta é sofrer pra sempre: 'cortar o açucar, cortar os carboidratos, cortar as gorduras, cortar os pulsos!'
Não. Deixar de comer uma coisa que você gosta não vai te matar nem te transformar no sujeito mais infeliz do mundo. Todo mundo tem regras, todo mundo tem privações. Você não faz só o que quer em nenhuma outra área da sua vida, porque quando o assunto é comida tem que ser a 'casa da mãe Joana'? Eu sei que ninguém gosta de ficar de dieta, mas ninguém gosta de acordar cedo também e a gente acorda. Ou você vai parar de trabalhar so porque não gosta de sair da cama antes das 10 da manhã? A gente não gosta de pagar contas, mas paga. Não gosta de ouvir aquela piada chata que o amigo ja contou mil vez, mas ouve (e ainda ri). Não gosta de receber ordens do chefe mandão, mas recebe. No prazo de um dia, conte quantas vezes você faz algo que preferiria não fazer. E ninguém é extremamente infeliz por isso porque a gente aprende a lidar com a situação.
Com comida é do mesmo jeito. Talvez você vai ficar um pouco chateada porque nao vai repetir aquele pedaço de torta, mas fazer o que? Paciencia. Ou é ter 5 min de prazer com a torta ou é ter o dia inteiro de felicidade porque você entrou naquele jeans 40 lindo. Faça a sua escolha. Dificuldade vem e passa. Dieta é dificil sim, mas não é dificil o tempo todo. Lembro de uma vez que o dr. Drauzio sabe tudo Varella disse que o corpo humano suporta melhor a dor do que a fome. Deve ser verdade, mas só porque a comida é um problema mais fácil de solucionar. Quem ja teve um pé engessado durante o verão sabe que aguentar a fome por mais meia horinha não é nem de longe o maior desconforto que uma pessoa pode ter na vida. Então, relaxe. É dificil despistar a vontade de comer sim, mas eu tenho certeza que você já fez coisas muito mais difíceis nessa vida e sobreviveu. Depois que a vontade louca passar, porque ela sempre passa, você vai ficar orgulhosa porque não cedeu.
Não é sempre fácil. Ontem mesmo eu dei uma enfiada de pé na jaca básica. Fizemos um jantarzinho entre as amigas, dai eu fiz feijão tropeiro, aparecerem umas caipirinhas, rolou um pudim de leite condensado... Comi muito mais do que eu havia planejado, mas poxa, eu amo feijão tropeiro e pudim!! E aqui na Europa não é todo dia que a gente pode se dar ao luxo de comer coisa tão fina. Eu sei, eu sei... Isso não é motivo pra jogar a dieta pro espaço, mas é melhor que engordar com coca cola por exemplo. Porramm... engordar por conta de coca cola é sacanagem. Uma coisa que você acha em qualquer esquina do mundo, que se você evitar tomar naquela hora você terá milhões de oportunidades para tomar depois. Se for pra beber e engordar que seja uma taça de Veuve Clicquot então! Eu sei que na pratica e mais dificil que na teoria, quando você vê aquele bolo de chocolate, aquele pastel da padaria do lado de casa... Mas essas coisas estao la todo dia, você vai ter outras oportunidades, não precisa ser tudo no mesmo dia! Quando você era criança sua mãe não te deixava comprar o Laka e o Diamante Negro juntos, você tinha que escolher um dos dois (se você não gostava dos dois com mesma intensidade, você não sabe o que é indecisão nessa vida). E você escolhia e pronto. Agora você é adulto, tem dinheiro no bolso e não tem mais a mamis pra botar ordem no barraco? É, você vai ter que aprender a dizer 'não' por conta propria.Tente usar a desculpa do 'só dessa vez' ao contrario. Inves de falar 'so hoje eu vou comer isso', pense 'so hoje eu nao vou comer isso'. Se amanha eu não resistir talvez eu coma, mas hoje não.
E funciona muito... na maioria das vezes. Ok, ontem pra mim não funcionou, mas o quilo a mais que apareceu na balança hoje de manha me lembrou que o crime não compensa. Essa semana que o amore estará fora a trabalho, não vai entrar um graozinho de gordice nessa casa. Vou fazer um intensivão de saladas e corridas no parque pra correr atràs do prejuízo. No pain, no gain.

Oh, Minas Gerais!

4 comentários:

  1. É amiga acho que em momentos especiais não tem problema sair um pouquinho que seja da dieta né? Nos outros dias a gente compensa. Afinal de contas esses momentos tb trazem mta felicidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim lailet, mas da pra aproveitar sem passar da conta e esse dia eu reconheço que passei! hehehe... mas como nao adianta chorar pelo leite derramada agora é voltar pra linha! e vc, como esta indo? bitocas

      Excluir
  2. ai nati! adorei!! eu tbm estou nessa. estou em plean dieta super exigente e super determinada. acho que dessa vez eu emagreço heehhe
    vou acompanhar o seu blog, amiga =D
    bj suane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi su! bom ver vc por aqui! ta de dieta entao? no começo é dificil, né, mas depois a gente acostuma. obrigada por acompanhar o blog, vai rolar mta receita vegetariana! :D
      bjo

      Excluir

Pin It button on image hover