segunda-feira, 28 de maio de 2012

Na terra dos gauleses

O calor começou com tudo na semana passada. De tímidos 14, 15°C com chuviscos, passamos para deliciosos 27°C com um céu azul brigadeiro! É incrivel como o verão influencia no nosso humor, tudo parece tão mais lindo!! Claro que, anos vivendo no Brasil com tempo bom 3/4 do ano, eu não entendia isso. Passei o verão de 2009 rindo da cara dos belgas lagarteando no sol, até eu passar o meu primeiro inverno aqui pra fazer exatamente o mesmo que eles no ano que se seguiu!
Acordei cedinho porque não consigo ficar na cama até tarde, começo a sentir calor!! Ainda mais com esse sol que cisma em dar as caras as 5:00 da manha e fazer hora extra até as 10:30 da noite. É bom, da pra fazer um monte de coisa, mas posso falar? Durmo mal pra caramba, porque eu simplesmente não consigo ficar na cama com toda essa claridade la fora (e olha que temos persianas blackout!). Também fico ruim pra comer, o que é bom e ruim. Não tenho apetite, mas quando como só quero saber de sorvete! Hoje por exemplo só rolou um café da manha super reforçado com ovos e pão integral. Um dia de caminhada exaustiva e depois duas bolas de sorvete. Fechei a conta e passei a regua, só quero agua gelada até a hora de ir pra cama!
Voltando ao tema, hoje é feriado aqui. Aproveitando que ja estava de pé, coloquei minha roupitcha pra dar uma corridinha no parque da cidade. Passei na feira na volta pra casa e quando cheguei Pascal ja estava com nosso café da manhã pronto e as ordens pra tomar banho e me arrumar depressa que a gente estava de saida. Ele tem essa mania de não me contar pra onde a gente vai porque ele adora fazer surpresa. Mas dessa vez eu ja desconfiava que era pra Tongeren, a cidade mais antiga da Bélgica.
Há vestigios de ocupaçao humana naquela região desde a Pré-história. Várias pedras lascadas e polidas, reconstrução de cenas e apetrechos estão no Museu Galo-Romano da cidade, muito lindo por sinal. Pausa: se você já foi no museu Romano-Germânico de Colônia na Alemanha, você não vai ver muita coisa de diferente, o de Colônia é até bem maior. Mas eu adoooro museus, então tô sempre dentro! :D
Tongeren, que ficava na região da Belgica dentro da Gália, era domínio do Imperio Romano mas habitada pelos eburões, barbaros de origem germanica. A guerra para expulsar esse povo de la durou muitos anos e criou até uma figura nacional, o barbaro Ambiorix, lider dos eburões. Ele massacrou varias legiões romanas e resistiu até o ultimo momento, quando desapareceu após atravessar o Reno com o restante da tribo, que lógico, não aguentou a investida de outras 9 legiões romanas com 50mil soldados cada uma.
Essa historia da dificuldade da conquista da Gália pelos romanos foi que inspirou os quadrinhos do Asterix e Obelix e eu tinha a esperança que eles tivessem existido mesmo! historiadora fail... . A estatua do Ambiorix ainda esta linda lá no meio da praça da cidade, romantizada num barbaro super musculoso, com bigodão e aquelas asinhas do lado das orelhas. Restou também a frase dita por Julio Cesar após ter vencido a batalha sangrenta e pisado no pescoço de todo mundo: De Belgen zijn de dappersten aller Galliërs (os belgas são os mais corajosos de todos os gauleses). Essa frase foi usada em 1830 durante a unificaçao e independência desse paisinho complicado, com 3 linguas diferente e o povo mais cabeça dura do mundo mais conhecido como Bélgica.

Essa chapinhas no chão não são fofas?


Catedral de Tongeren


Ambiorix e eu


Óia a carinha de felicidade por conta do sol?



Pensei muito no que eles cozinhavam nessas panelas...



Pedra Lascada



Se liga no bigode e nas asinhas!



Até que dava um jantar caprichado...


As avós das nossas bijuterias! Adorei esse porta-jóias.



 Muro Medieval que cercava a cidade (séc. XII).



2 comentários:

  1. Nati te contei que eu fui parar em Tongeren sem saber né? Um amigo havaiano mora do ladinho e nos levou. Estava um dia lindo de sol também, acho que foi em junho do ano passado. Dá vontade de passar o dia todo tomando uma cervejinha no sol olhando a vista, uma pena eu nao sabia dessa historia toda, acabou passando batido.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é lindinha, né si? eles falam pouco dessa parte historica mesmo, fora o retratinho do barbaro que ta pra td lado. achei que o suporte turistico deixou um pouco a desejar, a cidade poderia ser mto melhor explorada. e a parte natural, andar de bike em volta, ver as muralhas, que pascal nao me deixa mais andar de bike depois do acidente! kkkkkkkk... de resto foi td otimo! da proxima vez vc tem que ir pra parte francesa da belgica, é linda! bjo

      Excluir

Pin It button on image hover