quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cozinhando Magro - Yakisalada

Sou super criativa para inventar nomes, não sou não? E pra inventar receitas também! Lembrei dos aureos tempos em que eu e minha parceira Lailet criamos o Natiletlemon! Um dia eu conto a história toda!
Seguinte, uma galera reclamou comigo porque meu blog fala de dieta mas eu so coloco receita gostosa! hahaha... Gente, coloquem uma coisa na cabeça: não precisa viver de frango grelhado e alface pra emagrecer. Sinto decepcionar, mas eu emagreci 23kg (sim, essa semana foi mais um! :)  ) comendo de tudo. Segura ai na cadeira pra não cair! Eu nunca deixei de comer sorvete, batata frita, fast foods, chocolate, bolos... Em quantidades bem menores do que eu comia antes, lógico, mas cortar eu não cortei nadinha (exceto nutella nos 4 primeiros meses, agora ja como de novo). Emagrecer e manter o peso é assim. Voce precisa aprender que o problema não é o que você come, mas quanto você come. Comer é bom demais gente!! Deus me livre abrir mão das coisas que eu gosto! Mas melhor que isso é não ser escravo da comida, é estar no controle. Saber que você vai conseguir decidir a hora de começar e parar de comer e a sua gula vai ficar na coleira.
Voltando ao assunto, inventei uma receita hoje. Tudo começou quando eu fiz um bolo formigueiro essa manha pro meu xuxuzinho que esta voltando de uma viagem a trabalho hoje. Bom, eu nao tive o auto controle que eu achei que teria, acontece nas melhores famílias. Bolo cheiroso, logo de manhã... Ataquei dois pedaços. Eu me permito a gula mas não ultrapasso meu limite de calorias de jeito nenhum, essa é um dos segredos também. Por causa do abuso eu so tinha mais 140 notas para comer o resto do dia, isso significa 280 calorias. É pouco? É, mas eu nao tinha muita opção... Tudo tem seu preço e esse eu paguei com gosto porque o bolo ficou gostoso pra caraaaaaamba. Essa quantidade de calorias para um jantar não é muito, eu sempre reservo pelo menos 400 calorias. Dai tive a ideia de tentar fazer macarrao sem usar macarrao!
Uma receita de ninho que eu tentei uns dias atras sugeria colocar a abobrinha de um jeito muito interessante, cortada em tiras bem fininhas. Sabe aquele aparelhinho que é uma lâmina pra descascar cenoura? Usando ele. E ficou tão lindo, porque as tiras ficaram fininhas e se confundiram com o macarrao, ficando um tipo de pasta verde. Dai eu pensei, porque não fazer um prato inteiro so com as tirinhas? Escolhi fazer um molho de yakisoba com camarao e shoyu que nao sao muito caloricos também. Junto com as tiras de abobrinha também coloquei umas tiras de cenoura pra dar mais cor. E assim nasceu o yakisalada:
 

 Yakisalada


Ingredientes:
2 abobrinhas
1 cenoura grande
1 cebola pequena
100 gramas de camarão
shoyu
Oleo de gergelim (opcional, se nao tiver use de soja mesmo)


Preparo:
Mamão com açucar! Descasque a cenoura e defie ela todinha com a lamina de descascar. Em outras palavras, comece a descascar e nao pare mais, até a cenoura acabar! Com a abobrinha a mesma coisa. Eu gosto de comer a casca, entao simplesmente aproveitei todas as tirinhas. Mas na abobrinha tem que parar qndo começa a semente, entao rende um pouco menos. Reservei as tirinhas numa vasilha com agua e comecei o molho. Refoguei o camarao e a cebola no oleo de gergelim. Quando estavam bem fritinhos, acrescentei o shoyo, escorri as tirinhas da agua e coloquei tudo junto. Tampei por uns 2 minutos e depois abri pra deixar a agua secar e o molhinho engrossar. Pronto! Calculo que essa receita tem no máximo 180 calorias. E ficou tão gostosa que eu nem conto, so fazendo pra acreditar. Até enrolar no garfo enrola! Não é demais?

8 comentários:

  1. que bacana! adorei a receita! beijo

    http://minhalutaparaficaramigadabalanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada jenifer! pode tentar que é porreta! e vc pode escolher outros tipos de molho tb. bjos!

      Excluir
  2. Natiletlemon ficou pra história. hehehhe Vamos fazer qndo vc vier em Sp. hehe Só a gente mesmo né? Gostei da receita! Me conta uma coisa como vc faz pra contar as calorias das coisas que não tem na tabela? Procura na net? Fico em dúvida em relação à sopa por exemplo, muitas não tem lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai lailet, temos que fazer natiletlemon de novo! hahaha... combinado entao, mes que vem! ficou delicia a receita, tb podemos fazer na mesma ocasiao. se bem que o natiletlemon nao leva açucar né? vamos tentar um com gelatina light que se der certo a gente posta a receita aqui tb! kkkkkkkkkk
      entao, eu geralmente olho na net e nas embalagens, ou entao so faço aproximado. por exemplo o oleo de gergelim eu nao sabia direito, mas sei que tds os oleos tem +- 90 calorias por colher, entao joguei 90 calorias. nao precisa ser matematicamente correto tb. e com o tempo vc vai acostumando e as coisas que vc consome td dia vc sabe ja de cabeça. o que eu faço é calcular a receita uma vez e anotar aqui na minha pasta de receitas do pc. da trabalho, mas dai vc faz uma vez e pronto. ontem com o bolo formigueiro eu calculei tds os ingredientes e dividi pelo numero de pedaços, dai anotei ja na receita, td vez que eu fizer esse bolo eu ja sei qnto vale o pedaço. com a sopa a mesma coisa. some td e divida pelo numero de porçoes. beijos!

      Excluir
  3. Credo gente! Que disposição que vc tem! Somar todos os ingredientes e dividir depois! Oh God! Achei que bolo por exemplo você usava aquela tabela que ele tem, lá tem as notas de alguns bolos né? O negócio é mais complicado do que eu imaginava! Vai ver que eu tô até roubando as calorias. heheh Vou tentar colocar em prática!

    PS: Vamos fazer Natiletlemon com gelatina light sim que já reduz as calorias! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai ser preguiçosa, lailet, ta doido! no pain, no gain, pode começar a contar tudinho! rsrs... no começo a chato mas depois vc se acostuma. tem sido um otimo exercicio pra mim faço conta o dia inteiro! kkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Pronto já sei, você manda a sua tabelinha de contas e receitas que já adianta minha vida. heheheh

    Ps: Pensei em fazer bolinho de arroz, comecei a fazer as contas pra fazer com simples 4 colheres de sopa de arroz e percebi que ia ficar tão calórico que já desisti. heheh

    Morar sozinha é osso, vc cozinha só pra vc e o negócio vai ficar lá e ng vai comer. Que ás vezes é melhor nem fazer, pq fazendo o risco de comer mto é bem alto! heheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, lailet.. cozinhar sozinha é um perigo. aqui em casa eu empurro td no Pascal que é um saco sem fundo mesmo! hahaha... me passa seu email que eu mando as receitas pra vc, tenho algumas calculadas ja, a maioria bolos. o problema do bolinho de arroz é que é frito, né... mas tem outras gostosuras que nao sao tao calorias como panqueca ou canelone. dai é so escolher um molhinho mais light, tipo um refogado de beringela ou abobrinha. adoooro!

      Excluir

Pin It button on image hover